domingo, 15 de setembro de 2013

Começou a Francisation!

Primeiro dia dia aula, tudo nublado do lado de fora
Gentem, olha eu aqui de novo!
Faz um tempinho desde o último post, mas isso é 100% culpa da Francisation, que começou dia 28!
Olha, vou te contar, eu já sabia que ia dar trabalho... Mas o curso é pesado mesmo. Começamos às 8:30 e vamos até às 16h, com 45minutos/1hora de almoço dependo do dia, para ainda chegar em casa e fazer tarefa, pesquisa, produção escrita. Eu tinha vontade de escrever no bloguinho mas disposição zero... Acho que até pegar o ritmo de "volta aos estudos" vai demorar um pouquinho para a gente se adaptar.
Pelo menos a Université de Montréal é perto de casa, e apesar do metrô lotado (lotado sim!) chego lá em 10 minutinhos. O campus é grande e os prédios são espalhados, mas tem várias estações metrô para dividir o fluxo. A francisation, pelo que entendi, fica no prédio de línguas, humanas e cia, então nos corredores a gente acaba tendo contato com os alunos da faculdade mesmo, e é uma delícia estar dentro desse ambiente novamente. Minha sala tem ao todo 20 alunos, comigo são 3 brasileiros (recifenses, mundo pequeno né!), colombianos, iranianos e 2 russos.  














Toda semana temos um dia em que mudamos de sala para uma "mais tecnológica".

Temos 2 professores, o "oficial" para nos ensinar a gramática e uma animatrice, que traz temas mais leves para discussão, vai falar da história do Canadá, curiosidades, vai nos acompanhar em excursões pela cidade... Falando em excursões, vamos visitar o Biodôme e o Museu de Montreal, só ainda não sei quando. E esse ano, palavras dela, "somos cobaias" de um novo projeto que se chama Montréal: je vis ma ville, onde a turma é toda dividida em duplas e temos que pesquisar (inclusive indo a campo) os diferentes bairros da cidade e fazermos uma apresentação formal, tipo com datashow e tudo. Eu felizmente fiquei com o bairro de Outremont mesmo, mas isso conto mais em outro post. Sobre o curso, além de sugar a alma da gente heheh, só tenho uma queixa, a quantidade e o tamanho dos livros que levamos! Uma apostila de uns 2 dedos de grossura, mais gramática, livro de exercícios, dicionário, Bescherrelle e cadernos. Adicione o almoço e mais algumas outras coisas menores como carteira, garrafa de água e não pese sua mochila! Porque se você souber quanto quilos isso tudo dá não vai querer sair de casa hehehe.
De resto está sendo tudo ótimo, o avanço é super rápido e com aulas todos os dias a gente ganha confiança para sair falando por aí.
De pouquinho em pouquinho a gente vai indo!
Agora a cansada aqui vai dormir que amanhã tem mais tarefa para fazer!
Sogra, feliz aniversário!!!!
Beijocas!
Curta nossa Fan Page no Facebook!
Levando o Alce para Casa

2 comentários:

  1. que bom, todos que fazem na UdeM realmente dizem que o curso é super bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá sendo bom mesmo, tô adorando. Incrível como em menos de 1 mês de curso meu Francês já deu um salto!
      Bjocas!

      Excluir