quinta-feira, 30 de maio de 2013

No, I Don't Speak French

Antes de virmos para cá tivemos que fazer mais uma escolha, ou estudávamos Francês ou conseguíamos juntar mais dinheiro para chegarmos aqui tranquilos, sim, porque mesmo tendo um padrão de vida legal e salário bom, com os preços que a Aliança estava pedindo e com o custo Rio de Janeiro não dava para brincar...  Como o marido foi quem deu a entrada no processo e é quem teria mais chance de conseguir um emprego logo, decidimos que só ele continuaria estudando e que aqui eu faria francisação em tempo integral. Coisas da vida, como é que a gente podia adivinhar que em 15 dias de Canadá Carlos já iria estar empregado (yeah!!!)! Que o marido é esperto e inteligente eu já sabia, mas não achava que ia ser tão rápido assim! Mas depois conto melhor como foi tudo isso.  
Bom, se a gente soubesse que tudo ia acontecer tão em tempo recorde eu poderia ter chegado aqui mais preparada, não que eu esteja reclamando, claro! Mas tudo bem, é hora de correr atrás do prejuízo. 
No terceiro dia de Canadá eu já me inscrevi no curso do governo, eu sei que ele só começa no fim de agosto mas não queria correr o risco de alguma coisa dar errado e eu ficar sem vaga, exagerada toda! Claro que para isso coloquei o endereço dos amigos em Ahuntsic como residência, o que conseguimos mudar sem problemas assim que fechamos o nosso contrato de aluguel em Outremont. Todos sabem que são 3 níveis de curso, sendo o mais básico o primeiro e o mais avançado o terceiro e que escolhendo a opção de estudo em tempo integral cada um deles tem duração de 3 meses. 
Enfim, hoje fui chamada para fazer o teste de nivelamento, eles dizem para você separar 2 horas para isso mas o meu no total durou 40 minutos contados no relógio! Nada demais, algumas peguntas simples, descreva isso, escreva uma carta e pronto, a moça me disse que eu estaria apta para o nível 2! Para falar a verdade não sei se gostei da notícia... Sinceramente do alto meu Francês "mim Jane, tu Tarzan" achei que iria pro 1, cheguei a pedir para ela porque acredito mesmo que uma boa base no fim faz diferença. Mas não teve conversa, ela disse que eu errei algumas preposições, mas que as estruturas das minhas frases e estruturas verbais estavam muito boas, então nível 2 será. Disse que pela minha profissão me aconselha comprar um dicionário ilustrado, que vai facilitar muito no reconhecimento dos alimentos e utensílios e no mais revisar conjugações verbais e claro, as benditas preposições. 
Sobre o local do curso disse que o ponto mais perto (para pessoas com nível universitário) era a Universidade de Montreal, então era para lá que ela estava me enviando, mas que isso era só uma indicação, que ela não tinha controle na decisão final. Por fim ainda disse que havia um nível 4 de curso, mas que este era só parcial e focado na parte escrita. E daí se despediu me dizendo "um bom dia para a senhora Madame e não se preocupe não que tu é nível 2 mesmo".
Daqui para frente é só ficar de olho no site e ver se surge alguma novidade!
Mais uma etapa concluída!

Curta nossa Fan Page no Facebook!
Levando o Alce para Casa

Um comentário:

  1. Que otimo, me falarm que se voce quer aproveitar um pouco mais o curso do governo voce deveria errar de proposito, mas acho que nao vale apena pois vc perde um pouco de tempo fazendo o curso e n vai ter tempo para trabalhar.

    fui chamado para fazer o teste apenas no dia 11/06.
    queria que comecasse o quanto antes...

    abs
    boa sorte

    ResponderExcluir