quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Ranking Mercer


No começo desse mês saiu o novo ranking Mercer que avalia as melhores cidades do mundo em termos de qualidade de vida e infra estrutura.
Segundo o site os dados foram coletados entre setembro e novembro de 2012, observando mais de 460 cidades!
Os fatores avaliados foram: ambiente político e social (estabilidade política, crime, aplicação da lei); ambiente econômico (regulamentação de câmbio, serviços bancários); meio sócio-cultural (censura, limitações à liberdade pessoal); médicos e outras considerações relacionadas à saúde (suprimentos e serviços médicos, doenças infecciosas, esgoto, coleta de lixo, poluição do ar, etc); escolas e educação (padrão e disponibilidade de escolas internacionais); serviços públicos e transportes (eletricidade, água, transporte público, congestionamentos, etc); recreação (restaurantes, teatros, cinemas, teatros, esportes e lazer, etc); bens de consumo (disponibilidade de alimentos / dia de consumo, automóveis, etc); habitação (habitação para arrendamento, eletrodomésticos, móveis, serviços de manutenção) e ambiente natural (clima e catástrofes naturais).
Bom, sem muitas surpresas nenhuma das cidades do Brasil apareceu entre as primeiras 50 colocadas em ambos os tópicos, então legal mesmo foi ver que cinco dos principais centros urbanos do Canadá estão lá.
Vancouver pra variar ficou entre as 10 primeiras nos dois índices.
Já Montreal em qualidade de vida ficou classificada como 23° lugar (no ano anterior era 22°), e em infra estrutura o 13°.

Não que 23° seja ruim, pelo contrário. Mas fico me perguntando quanto o clima deve ter influenciado no resultado final e o que mais que fez ela ser “tão mal avaliada” assim...
Tá se perguntando como ficou o Brasil? Pois é, Brasília está 102°, Rio de Janeiro 112° e São Paulo 116°... Agora tem uma coisa que a gente ganha! Nas cidade mais caras São Paulo ficou com o 12°, Rio com 13° e Brasília 33°.
Ta bom pra tu?
Tereza

Nenhum comentário:

Postar um comentário