quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

"Não sei cozinhar e não tenho mais empregada, e agora?"



Quiche Lorraine
Receita de hoje: Quiche
Quiches são versáteis. Salgadas ou doces, podem ser servidas como prato principal (geralmente acompanhadas de salada), como entrada em porções menores ou ainda como canapé em tamanhos reduzidos.
O legal da Quiche salgada é que o recheio pode ficar a seu critério, dá para fazer do sabor que você quiser que a massa e o creme são os mesmos, é só soltar a criatividade.
Como eu acho que de todas a mais famosa deve ser a Lorraine, como o nome já diz vinda da região de Lorena na França, achei que ela seria um bom começo, mas também gosto muito dos recheios de brócolis com tomate seco (tem que cozinhar o brócolis antes, tá?), mix de cogumelos com alecrim (cogumelos frescos!) e de agrião com queijo branco (tipo minas curado, queijo coalho, ricota...).
Então vamos à receita!
Para essa aqui eu usei uma assadeira de 10cm de diâmetro, suficiente para render 6 fatias se for para uma refeição ou 8 se for servir como entrada.

Quiche Lorraine
  • Massa:
1 xícara e meia de farinha de trigo;
uma pitada de sal;
80 gramas de manteiga gelada;
2 colheres de sopa de água.
  • Recheio:
150 gramas de bacon;
meia cebola;
50 gramas de queijo Gruyère ralado;
80 gramas de queijo tipo Grana Padano ralado;
  • Creme:
2 ovos;
150 mls e creme de leite fresco (se não tiver do fresco pode ser do de caixinha, mas bom mesmo é o fresco);
70 mls de leite;
um pouquinho de noz moscada ralada na hora;
sal e pimenta preta ralada na hora.

Preparo:
Ponto da massa
Pré aqueça o forno. Para a massa: misture todos os ingredientes até que formem uma massa uniforme. Sem untar, cubra o fundo e toda a lateral da forma. Com um garfo faça furinhos em todo o fundo (o garfo deve tocar o fundo da forma). Por 10 minutos e à 180° asse a massa ainda sem nenhum tipo de cobertura. Depois de pronta, reserve.
Fundo com furinhos
Para o creme: misture todos os ingredientes e tempere com sal e pimenta a gosto. Reserve.
Para o recheio: Você pode usar o bacon em cubos ou em fatias, tanto faz. Se for em fatias corte cada uma delas em pedaços com a espessura de um dedo indicador. Refogue o bacon na frigideira, não precisa acrescentar óleo ou azeite, a gordura do próprio bacon já é suficiente. Quando terminar reserve o bacon da frigideira e descarte a gordura. Ainda sem lavar a frigideira acrescente a cebola cortada em pedacinhos e refogue também.
Espalhando o recheio uniformemente
Finalização: Uniformemente espalhe o bancon, a cebola, e os queijos sobre a assadeira com a massa pré cozida. Cubra com o creme e leve ao forno a 180° por 20 minutos ou até que a quiche esteja dourada. E pronto! Espero que gostem!
Quiche pronta!
Tereza

2 comentários:

  1. Nossa,, parece sensational...Tbm vou tentar fazer. O problems aqui é o creme de leite. Ainda nao descobri ao certo qual é. Ja usei crème à cuisson, crème fouetté, lait evaporé, crème fraîche e Tenho duvidas em outros e Ainda nao descobri qual é o certo mesmo. Ate ja comprei lait ècreme, mas nāo é mesmo(rs). Nao sei se tem diferenca usando esses cremes em receitas doces e salgadas.
    Bom, parabéns pela receita.
    Abracos

    ResponderExcluir
  2. Oi Pessoal! É impressionante mesmo a variedade de cremes que tem pra esses lados mesmo! O importante nessa hora é a quantidade de gordura dentro deles, é ela que vai de definir o uso de cada um. O creme de leite fresco por exemplo tem 35% e serve também para fazer Chantily, aí quando você for comprar dá uma olhada no rótulo. Testa aí e depois me conta!
    Beijocas!

    ResponderExcluir